terça-feira, 28 de abril de 2009

Touché Super vence Búzios Sailing Week 2009.


Nesta segunda-feira, véspera do feriado de Tiradentes, os novos heróis nacionais da vela foram conhecidos em Búzios, no litoral leste da costa do Rio de Janeiro. Com a disputa de duas belíssimas regatas barla-sota nos ventos que variaram de oeste a sul, de 10 a 18 nós, surgiram os vencedores da Búzios Sailing Week 2009.

A tripulação do “Touché Super”, do comandante Ernesto Breda foi a grande vencedora da tradicional semana de vela que é disputada desde os anos 80 na costa do sol. Praticamente sem dar chances aos adversários, os paulistas venceram quatro das cinco provas disputadas e, com o descarte de seu único terceiro lugar, ficaram com 100% de aproveitamento na tabela final.

O Beneteau First 40.7 “Ventaneiro”, do comandante Renato Cunha, também comemorou com grande entusiasmo a vitória na sua classe (a Beneteau 40.7) e o vice-campeonato geral na ORC Internacional.

O “Neptunus Express”, de André Mirsky, que sofreu com os ventos mais fortes hoje, já que foi otimizado para a brisa mais leve, terminou a BSW2009 na terceira colocação.
O “Sorsa” do comandante Celso Quintella e dos medalhistas olímpicos Edu Penido e Kiko Pellicano, entre outros, que chegou como favorito, não achou sua melhor velejada e obteve um decepcionante quarto lugar.

Na categoria ORC Club o grande destaque foi mesmo o veleiro “Miragem”, do comandante Paulo Roberto Freire. O barco modelo BB40, fez um excelente campeonato e, no final, venceu o First 47.7 “Ângela Star”, do comandante Francisco Siemsen, por apenas um ponto em um duelo empolgante.

Completando o pódio da ORC Club ficou o Skipper 30 “Bravíssimo III”,sob o comando de Ian Muniz.

A disputadíssima classe HPE 25 só conheceu os seus vencedores na última regata da série de cinco do campeonato.

Com a vitória na quarta prova o “Bibek”, do comandante Cláudio Kunze, garantiu o campeonato por antecipação, mas três barcos poderiam ocupar, em qualquer ordem, os outros dois degraus do pódio buziano. Na quinta e última regata tudo se definiu e, no desempate, o “Motu Repeteco” sob o comando de Roberto Luiz Martins garantiu o vice-campeonato, com o “Repeteco Sailing”, comandado pelo medalhista olímpico Clínio Freitas em terceiro e o “Phoenix Jr”, de Eduardo Souza Ramos, em quarto apenas um ponto atrás dos dois rivais.

Na classe RGS com duas vitórias hoje o “Kee Kee”, de Hélio Nehrer de Souza, do ICRJ, garantiu o octacampeonato em Búzios.

Em segundo veio o grande destaque da categoria, o half-tonner capixaba “Sir Wallace”, do comandante Renato Avelar.

Logo atrás ficou o Carabelli 54 do comodoro do ICAB, Alain Joullié, “Saravah”, sob o comando de Pierre Joulié.

Na categoria SMP2 o “Cação”, do Colégio Naval correu sozinho, assim como o trimarã “Bambino”, de Cabo Frio, na categoria Bico de Proa.

A Búzios Sailing Week 2009 foi organizada pela Brasil 1 Esporte, teve o patrocínio máster do UBS Pactual e da VOLVO; Patrocínio da UTE Fluminense e Lei de Incentivo ao Esporte; Realização do ICAB e Brasil 1 Esporte e apoio da FEVERJ, CBVM, ABVO, Prefeitura Municipal de Búzios/Secretaria de Esporte de Búzios.

Foto crédito: Gonzalo Arselli
Mais fotos: www.filmers9900.com